sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Profª.mediadora: Floracy Soares Ferreira - Turma 1
Professor (a/s) Cursistas: Raquel Alves Cavalcante
Sílvio Miranda Da Silva
Atividade: Planejamento de atividades com hipertexto

SANTANA/AP, 25 de novembro de 2010.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

I. Autoria
Autores: Raquel Alves Cavalcante
Sílvio Miranda Da Silva

Instituição: Escola Estadual Prof. José Barroso Tostes

II. Estrutura Curricular
Componente Curricular: Geografia
Tema: Educação Ambiental

III. Dados da Aula
Título: Biomas Brasileiros e os Corredores de Biodiversidade

Objetivos:
 Compreender o conceito de corredores de biodiversidade
 Identificar os corredores de biodiversidade no Brasil
 Estimular troca de informações e aprimorar o conhecimento sobre os biomas brasileiros
 Integrar as mídias e tecnologias disponíveis

Duração: 22 a 26 de novembro de 2010
Conhecimentos prévios do aluno: O aluno necessita conhecer sobre o espaço geográfico em que estar inserido. (6ª série do ensino fundamental)
IV. Estratégias e recursos da aula
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS


DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE/ PROCEDIMENTOS

Atividade proposta: Sendo o Brasil um país de grandes extensões, os espaços diferenciavam em alguns aspectos da realidade vivida pelos alunos, principalmente quando abordada a questão paisagística e cultural. Para tanto, propomos a divisão da turma em cinco grupos de discussão e pesquisa um para cada dos seguintes biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga.

 Primeira aula: Serão distribuídos os biomas nos grupos e fornecido os links e a bibliografia indicados. Cada grupo pesquisará as características do seu bioma (localização, tipo de vegetação, clima, solo, animais e plantas principais, ocupação, etc). Durante a pesquisa, os alunos deverão registrar também a existência de unidades de conservação e outras áreas protegidas. Será apresentado, então o conceito de corredores de biodiversidade e solicitado aos grupos que identifiquem e localizem essas regiões. É interessante que os alunos incluam no levantamento das informações os principais fatores de degradação e ameaças. Para cada bioma, o grupo terá de produzir um texto de apoio com aproximadamente 10 linhas.

 Segunda aula: Após a apresentação dos grupos, será solicitado um aprofundamento da pesquisa sobre a biodiversidade mais representativa de cada bioma, as atividades econômicas mais desenvolvidas (turismo, industrialização, pecuária, etc), a formação cultural da população, e o estado de conservação ou degradação ambiental de cada região.

 Terceira aula: Os alunos assistirão um vídeo sobre Problemas Ambientais no Brasil

 Quarta aula: Cada aluno deverá elaborar uma redação sobre o vídeo que assistiu.

 Quinta aula: Confecção de mural informativo

Sempre que estudar esse tipo de assunto, é possível explorar com a turma a legislação existente e apontar casos de desrespeito à lei, bem como seu cumprimento. A sensibilização do aluno com relação à preservação do meio ambiente e, conseqüente, a sobrevivência da espécie humana.


ENRIQUECENDO O NOSSO PLANEJAMENTO

Será desenvolvida uma atividade cujo elemento de apoio será a parte musical. Para tanto, serão entregues as letras de cinco canções representativas de cada região (Os alunos também podem pesquisar e escolher as letras que desejam trabalhar). Cada uma delas será ouvida na intenção de extrair das mesmas palavras e ritmos representativos de cada região brasileira. Após a caracterização das músicas, realizaremos uma discussão sobre cada aspecto apontado pelos alunos. Finalizada esta discussão, serão inseridas em um quadro as características apontadas por eles, onde, juntamente com as figuras já inseridas, será possível elaborar um mapa temático caracterizando o mosaico cultural e paisagístico bem como as diferenças e similaridades do nosso país.

Material utilizado:
Documentário sobre Problemas Ambientais no Brasil; Mapa do Brasil em papel pardo, Revistas, tesouras, cola, data show, internet, computador, TV Escola, LIED, mini system, pincéis atômicos e fita adesiva;

Músicas:
Música 1: Região Norte; Banda Calypso – Brega Fo
Música 2: Região Nordeste; Chico Science - A Cidade
Música 3: Região Centro Oeste; Tião Carreiro e Pardinho - Travessia do Araguaia
Música 4: Região Sudeste; O Rappa - O que Sobrou do Céu
Música 5: Região Sul; Neto Fagundes - Origens


V. Recursos Complementares (bibliografia)

MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e o Reencantamento do Mundo. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995.
SITES
http://eproinfo.mec.gov.br Acesso em 15/11/2010
http://musica.uol.com.br/letras-traducoes/ Acesso em 19/11/2010
http://www.cifraclub.com.br/ Acesso em 19/11/2010
http://www.vagalume.com.br/ Acesso em 19/11/2010

VI. Avaliação

A avaliação dos alunos será constante durante todas as atividades. Participação individual e em grupo. Análise da produção coletiva dos grupos e o interesse pelo tema. Caso se perceba que algum conceito importante não tenha sido explorado pelos alunos, será incentivado a buscar mais informações, sugerindo que a pesquisa pode ficar mais completa e interessante.

Um comentário:

  1. Parabéns pela dinâmica com que realizou o curso, como conheço seu trabalho posso dizer que esta aula postada é apenas um aperitivo do que você é capaz de propor e realizar. Vamos lá divulgue seu blog aos colegas!
    Abraços
    Floracy Soares

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